GRUPO MUSICAL UNGAMBIKKULA

O Grupo Musical Ungambikkula tem como ficção o comportamento de uma tribo do futuro. Refazendo seu Rastro, extrai a beleza arquetípica dos valores primordiais da humanidade, alinhando-os dramaticamente de forma atemporal. Como se a emergência do resgate, nublasse a ordem estética e cronológica da Arte. Como se a sacralidade fizesse parte do cotidiano. Como se o banal ganhasse importância elevada. Como se passado e futuro não fizessem muita diferença. Quando o risco é de extinção, tudo ganha importância primordial. E assim surgiu o que hoje denominamos Música Híbrida, uma mistura de rock, música erudita, rock progressivo, música étnica e o que mais você encontrar. ‘Percepção é consciência’.

NOVIDADES

Os ritos e as escolhas
Os ritos e as escolhas
No programa de hoje você ouve músicas do Ungambikkula, e também bandas e compositores cujas canções vem inspirando as criações do grupo ao longo dos anos. Você também irá conhecer um belo texto que faz parte da mais nova concepção estética do Espaço Cultural Ungambikkula, escrito por Pavitra Shakti Shankar. Os ritos nos falam sobre
Leia mais →
O papel da Arte na transformação da consciência humana
O papel da Arte na transformação da consciência humana
As origens filosóficas e os valores do Projeto Ungambikkula, na forma de frases, parábolas, contos, textos, e claro, as canções do Ungambikkula, suas histórias e imagens trazidas à vida pelas mais diversas línguas, dialetos, texturas sonoros, e arranjos. Hoje, uma reflexão sobre o papel da Arte na transformação da consciência humana. “Não intelectualize demais a
Leia mais →
As bases filosóficas do Ungambikkula
As bases filosóficas do Ungambikkula
Pavitra Shakti Shankar O Programa Tribo do Futuro está com novo formato, bastante especial. A partir de hoje, você poderá conhecer mais a fundo as bases filosóficas do Projeto Ungambikkula através da leitura de trechos do livro do escritor e idealizador do projeto Pavitra Shakti Shankar. E claro, as músicas continuam!
Leia mais →
Música Híbrida, o estilo musical do Ungambikkula Tribe
Música Híbrida, o estilo musical do Ungambikkula Tribe
O programa de 23 de fevereiro foi sobre Música Híbrida, o estilo musical do Ungambikkula! Grupo Musical Ungambikkula (foto por Robson Khalaf) A partir de hoje, o programa Tribo do Futuro passa a ter 30 minutos de duração, com muita música e reflexão! Para você que nos acompanha, vai poder saber ainda mais sobre a
Leia mais →

ESPETÁCULOS

TEMPORADAS ANTERIORES

Yròkò e as Armadilhas do Tempo

Raríssimo, e extremamente respeitado, o Yròkò é um Orixá muito antigo que governa o inexorável Tempo. Foi a primeira árvore plantada e pela qual todos os outros Orixás desceram à Terra, assim se tornando guardião da ancestralidade e de todas as árvores. Quando uma árvore é morada de Yròkò, recebe um Ojá, tecido branco que circunda o seu tronco. De todas as representações arquetípicas sobre o Tempo, o Yròkò foi justamente escolhido por ser uma árvore, a autoridade primordial desta força.
A escultura em tecido branco 3D, de 6mx12m, pode ser vista no Espaço Cultural Ungambikkula, sede da Cooperativa, para ser o cenário do novo show. Ela foi concebida e elaborada por Pavitra Shakti Shankar e erguida por Mukunda Dassa, mais equipe. Sob a árvore mágica, ocorrem as performances artísticas, entremeadas por textos poéticos; e alojam-se os oito músicos, nesse lugar em que transcorrem as canções.
Como sempre, as composições do Ungambikkula aludem a elementos de diversas tribos, ritmos e idiomas do mundo, desencadeando e conduzindo o público a estados e reflexões profundas.

DISCOGRAFIA

LANÇAMENTO

Mondo Nuovo

Misturando passado e futuro, a banda Ungambikkula faz "Música Híbrida", uma exploração de texturas, timbres, harmonias, idiomas e formas musicais, mesclando instrumentos orgânicos e sintéticos com intuito de desencadear numinosidade. Interpretadas em diversos idiomas, as composições do grupo remetem a valores que inspiram a evolução da consciência humana.
Mondo Nuovo é o quinto CD da banda Ungambikkula. As canções são em português, francês (Mon Monde de Chien), árabe (Arabian), espanhol (Picaflor) e inglês (Josué). O CD conta também com duas músicas que remetem à essência do grupo, uma crítica à atual situação mundial, Egoísmo Não Vale e Brumas de Aço.


Compre com

ÁLBUNS ANTERIORES

VÍDEOS

ARTISTAS

PAVITRA SHAKTI SHANKAR

Diretor musical, cantor, arranjador e compositor.
Instrumentos: voz, derbak, didjeridoo, tambor indígena.

VINADHARA WASSUPREM

Guitarrista, violonista, arranjador, compositor e técnico de som.
Instrumentos: violão, guitarra, sitar, voz.

VIMALA ANANDA JAY

Saxofonista.
Instrumentos: saxofone, tamboura, bollon.

SARASWATI DASSI

Cantora, instrumentista e atriz.
Instrumentos: voz, cajón, violão, derbak.

KALIANI DASSI

Baixista, guitarrista, cantora, compositora e figurinista.
Instrumentos: voz, contrabaixo acústico, contrabaixo elétrico, didjeridoo.

JACQUELINE SANTOS

Cantora e performer

ECKA SHARANAN

Baterista e percussionista.
Instrumentos: bateria, percussão, tabla e hang drum.

ANANTHA DEVI

Pianista, arranjadora e compositora.
Instrumentos: teclados, voz, vaso.

MUKUNDA DASSA

Performer, cenógrafo, figurinista e iluminador.

GOPI DEVI

Performer, figurinista e cenógrafa.

LÓ GUIMARÃES (convidada)

Performer convidada.